Não compre nada no dia 27 de Novembro.

Peguei este texto em um Fórum do Zeitgeist Movement, achei muito interessante e resolvi traduzir e compartilhar. Tenho esperança que qualquer hora o brasileiro comece a se mobilizar e sair às ruas para lutar por seus direitos, como diz Gabriel o Pensador: “aqui a gente peca por excesso de paciência. Com o “rouba mas faz” dos verdadeiros marginais. Chamados de “doutor” e “vossa excelência”.

Esta é uma boa oportunidade, compartilhe este texto e no dia 27 de Novembro não compre NADA!

“Carnavalesca Rebelião 22-28 novembro: Um súbito e inesperado momento de verdade, uma inversão de perspectiva de massa, uma mudança de mentalidade global – partir do qual a empresa / forças consumista nunca se recuperará inteiramente.

Caros criativos, revolucionários,

Aqui vamos nós… próxima segunda-feira que todos nós começamos a viver sem tempo desperdiçado por uma semana… quem sabe que novos ambientes e possibilidades psíquicas podemos criar, vamos dar à luz a novos mundos. Eis algumas palavras de inspiração e indignação:

Proponho que todos nós, tanto individualmente como em nosso círculo imediato, cultivar um sentimento de inquietação e preparação para a próxima mudança de consciência. Vamos retirar não só os nossos votos da Grande Máquina e seus servos. Sempre que possível, devemos parar de jogar por completo esse jogo e temos de gradualmente neutralizar tudo o que guia a velha direção: instalações militares e auto-estradas, centrais nucleares e aeroportos, fábricas químicas e hospitais de grande porte, supermercados e fábricas como instituições de ensino… Vamos refletir sobre como podemos nos alimentar, vestir, aquecer, educar e nos mantermos saudáveis, independentemente
da Grande Máquina. Vamos começar a trabalhar na nossa independência a partir de agora antes que ela tenha o controle total de nós, nos concretando nela, nos envenenando, sufocando-nos e, mais cedo ou mais tarde, sujeitando-nos a total aniquilação atômica.

-Rudolf Bahro

Ações:

Cerca de 200 grupos em mais de 30 países estão agora a MeetUp.com / Buy Nothing Day. Da Cidade do Cabo a Hyderabad, de São Paulo a Moscou, o momento é de construção. Certifique-se de encontrar seu evento local.

Diga-nos o seu plano de ação. Nós divulgaremos o maior número possível. E certifique-se de encontrar e participar do seu evento local. Se não houver um perto de você, faça um! E para recursos de campanha (cartazes, idéias de ação, etc), acesse Adbusters.org/bnd. Boa sorte!

themotivatedyouth.com/2010/11/buy-nothing-day-2010/

Anúncios

42 Comentários

Arquivado em Mobilização

42 Respostas para “Não compre nada no dia 27 de Novembro.

  1. adr

    nao comprar nada pq? e os pequenos comerciantes???? vao se fuder por causa que vc é contra a Grande Maquina?????????? afffffffffffffffffffffffff

    essas teorias conspiratorias só geram lunáticos

    • Estéfani Pacheco

      aaai meu Deus… caramba. tu acha q se só ele nao gostaa?

      vaai lá compra o capitalistasinho… deixa q eles dominem a tua cabeça…
      submisso..

      vai ler um livro ao inves de ficar vegentando aqui.

      bjinhooos!

      • adr

        dominaram minha cabeça????? não sou sectario como alguns aqui, achar que ser socialista/comunista ou o lixo que for e que os capitalistas são dominados e´de uma burrice inimaginavel. Párabens, se estou vegetando vc esta fazendo o que aqui?

  2. num entendi; por q num comprar nada??

  3. que teoria conspiratória? É só uma resposta ao capitalismo consumista propagandista desenfreado.

    • Matheus

      Pode até ser… mas o jeito que foi manifestado vai totalmente ao encontro da estratégia conspiracional…. ‘Grande Máquina e seus servos’, olho na piramide, tom apocaliptico…. podiam ter feito outra abordagem se fosse apenas uma resposta ao capitalismo consumista….

  4. Milton

    Tá doido…é o dia do meu aniversário….

  5. adr

    o símbolo iluminatti na imagem DAY e´só coincidência…..

    sem contar que “Peguei este texto em um Fórum do Zeitgeist Movement”

  6. adr

    thiago, me fuder pq? vc e´comunista???? e´doido e nao entendeu o que eu disse? afff

    • Engraçado, o primeiro argumento quando alguém contesta o modelo economico atual é apontar o dedo e gritar: Comunista comedor de criancinhas!!! Queimem ele na fogueira!
      Cai na real, comunismo acabou com o fim da guerra fria, ninguém aqui está pregando este modelo econômico. Comunismo, socialismo, liberalismo, capitalismo, no fundo dá no mesmo, só muda a concentração do poder, uma hora na mão do sistema financeiro, outra hora na mão do governo, mas é a mesma merda!

    • Não fui eu que te mandei se fuder.

  7. gabriel

    Adoro esses que possuem essa ejaculação precoçe mental. Calma meu querido, expanda seu pensamento, por que os pequenos comerciantes aspiram ser comerciantes ? Eles por algum acaso nao querem participar da maquina ou são outros peões ? Não que seja esses “lunaticos conspiratorios” mas a de se pelo menos parar pra pensar, porque talvez o pensar seja a unica coisa que ainda não tem preço e medida. Mas você tem esse direito de protelar esse pensamento conspiratorio, mas gostariamos todos que voce e os proximos meditassem sobre o escrito antes de jorrar esta “porra” no post do amigo escritor. sem mas, obrigado.

    Obs : Belo post querido, quem quiser trocar ideias : piradex_jg@hotmail.com

  8. adr

    gabriel, eles querem participar da maquina sim, e dai? vc tem uma soluçao melhor pra eles?, vai sustentar os filhos deles? vc que deve expandir seu pensamento

  9. viking

    é isso aí quem é contra a “grande máquina” que pare de usar a merda de computador que é um fruto dela e vire hippie.

  10. Pedroza

    adr ownando o gabriel.
    esse tipo de movimentação leva a nada. vai ser só mais um movimento contra a maquina e pronto. e depois? vamos fazer o que? sair as ruas, queimar carros, assassinar políticos?
    gabriel deve ser um daqueles universitários que fazem parte do diretório acadêmico, ou q está no colégio e fica usando aquelas camisas do che. ou então é um adulto revoltado com seu salário… pq se fosse rico, nem estaria aqui. estaria curtindo sua grana e ligando o foda-se pro resto do mundo.
    faço parte da maquina e creio que há como erradicar os problemas do mundo por meio dela. não importa se somos socialistas, capitalistas, socialistas moderados, capitalistas moderados, etc etc… a maquina já está instalada e uma revolta ou revolução só iria criar mais desordem e tumulto. toda forma de governo e todo sistema econômico tem defeitos… nada é perfeito. então deixem esse pseudo-revolucionarismo de lado e procurem formas mais reais de resolver os problemas da sociedade.
    não vou deixar de alimentar o pequeno comerciante em pleno sábado ( que é um dos dias que ele mais ganha ) pra ficar brincando de ser che guevara.
    façam seu protesto, mas sejam realistas e não deixem-se cegar pela histeria revolucionária coletiva que todo jovem vive. faz parte da juventude ser revolucionário e sonhador.

  11. victor gabriel

    n comprar, duvido
    hj dia 27 de novembro eh meu aniversario :D
    bem q podia mudar esse dia pra 28 de novembro, ai daria certo :)

  12. Glenn Hummes

    “que teoria conspiratória? É só uma resposta ao capitalismo consumista propagandista desenfreado.”

    Caras, se vocês querem viver no comunismo, se mudem para Cuba ou China, e sejam felizes. Por causa desses protestos estúpidos de pseudo-comunistas o povo deve parar de comprar o que quer? Prá quê trabalhar então?
    Vão fazer algo da vida, arrecadar alimentos em portas de supermercados, vão fazer caridade, assim vocês, pseudo-comunistas, podem dizer que fazem algo de bom no mundo.

  13. Gustavo

    uhsahsauhsau vao ficar sem presente

  14. lolerson

    Aiai.. esses pseudo-comunistas revoltadinhos. Deixam de comprar algo dia 27 e compensam isso no dia 28 achando que vai adiantar algo.

  15. rodrigov8ao

    eu não sei porque tanta raiva com as maquinas, eu mesmo adoro as maquinas italianas, alemãs, e principalmente as norte americanas, belas maquinas.

  16. adr

    tadinhos dos comunistas de ultima hora…tão noob que nem sabe a desgraça que esse regime causou na humanidade………………mais mortes na china por fome do que o nazismo matou, mas mortes na russia que o nazismo…se toquem, comunismo é belo em palavras, e impraticavel na vida real….se acham que não vão para cuba, coréia do norte……enfim, vão pra la poser de comunistas que nem sabem nada sobre comunismo, a ponto de nem saberem deiferciar socialismo de comunismo….apaesar de parecer igal é um pouco diferente

  17. Guasca

    Eu penso que o consumismo desenfreado é uma loucura e serve apenas para satisfazer o ego dos milionários super viciados em dinheiro e trabalho proprietários das multinacionais. Para estes não adianta ser podre de rico e ter uma das empresas que mais vende, eles querem ter a empresa que mais vende em seu ramo e depois entre todos os ramos e depois querem trabalhar em outros ramos que podem dar muito dinheiro e querem que a empresa deles seja a que mais venda nesse outro ramo e por aí vão, sem escrupulos, viciados em ganhar dinheiro e trabalhar para ganhar mais, mas não para aproveitar a riqueza e viver bem. Querem é apenas juntar mais riqueza apenas por terem mais. É uma espécie de doença que domina o funcionamento do cerebro dessas pessoas que, apesar de muito inteligentes e experientes, vivem apenas para trabalhar, assim como tem aqueles que vivem apenas para fazer festa sem pensar em trabalhar.
    Essa doença é exemplificada pelo persongem Tio Patinhas que apesar de muito rico não aproveita nada da vida, vive apenas para trabalho e juntar mais dinheiro. É um vício e deve ser tratado como doença.

    Sendo assim, é uma lástima que estas pessoas doentes e viciadas dominem o mundo e interfiram na vida de todas as pessoas que pensam em aproveitar a vida e viver bem.

  18. adr

    Guasca, vc falou de mega-milionarios, e o resto do povo, como vc alis (não sei só to chutando), somos todos desenfreadamente “fanaticos” por dinheiro????????????????????????????

    citar uns poucos(isso mesmo, POUCOS, bilionarios) e´facil, desde que se despreze a força real da economia, o POVO.

    fale esse lixxo de post para uma empragada domestica….ahshahsh ja sei, vão falar que não deveria de haver tais se seus dogmas fossem seguidos…….vou ormir meu caro amigo pseudo-inteligente

  19. adr

    desculpa, errei umas palavras pq estava me esbanjando no que o capitalismo, fiquei bebum

  20. RE

    Pq vc nao fica sem respirar no dia 27 seu otário?

  21. mf

    e vocês acham meeeeeeesmo que vão atingir OS GRANDES? eles são muuito dificilmente pegos, meus amigos. isso prejudica trabalhadores, de todos os setores. vivemos num mundo capitalista, ou o dentista, professor, médico e etc não trabalham por dinheiro? ou vocês acham que eles também não aspiram ser ricos e usufruir de luxos? incrivelmente restrita essa manifestação, tenho que dizer. uma manifestação menos pobre seria equilibrar as coisas. não comprem dos grandes, então. busquem os menores, fazendo uma igualdade. sem dinheiro a coisa não anda mais, minha gente. vocês, inclusive, ficam sem comer. a semente, a terra para plantio, que seja, já estão todas etiquetadas.

  22. zabimaru

    ou sobre o que naum compra dia 27 alguem que leu me fala ou manda pro meu email porfavor?
    zabimaru5@gmail.com

  23. Rodrigo

    Sinceramente quem deixar de comprar no dia 27 vai comprar no dia 28 o que deixou de comprar no dia anterior, então vai adiantar do que?????
    negocio sem sentido nenhum

  24. Jessica

    ridículo
    nada a ver meeesmo
    não deram nem ao menos uma justificativa racional!

    • Jessica, este “protesto” é só uma maneira de tentar pensar um mundo diferente, com mais justiça e igualdade.
      Claro que não queremos prejudicar os pequenos comerciantes, são justamente estes que acabam sendo mais prejudicados quando um Mega-Mercado abre suas portas com preços que o pequeno comerciante não consegue praticar.
      O protesto busca apenas levantar a questão, será que a gente precisa mesmo de tudo isso que consumimos? Infelizmente em nosso sociedade o Ter é mais importante que o Ser. Passamos mais tempo tentando reunir coisas para ostentar do que adquirindo conhecimento para poder compartilhar e ensinar.
      Fui ridicularizado pelos comentário somente por levar este questionamento, se eu tivesse feito um post falando vamos todos comprar o tenis verde o Wall-Mart hoje, tenho certeza que os comentários não seriam tão agressivos, mas tudo bem, se 1 ou 2 pessoas se identificaram com as palavras já é válido.
      Valeu, abraço.

  25. Affffffffff… coisa de quem vive do dinheiro dos pais… isso só prejudicaria os comerciantes, que pagam tanto imposto ou mais que vc, pais de familia, pessoas que trabalham 8, 10, 12 horas por dia para manter uma familia, por que ao invez disso vc não protesta deixando de pagar IPTU, IPVA, INSS?
    Deve ser pq vc não paga nada disso, neh!
    Quer lutar contra sistema, faça algo contra ele, não contra comerciantes que trabalham para sustentar suas familias, seu pseudo-punk de merda!
    Vou te dar um conselho para se pensar e levar com vc pra sua vida toda:
    -VAI TRABALHAR, SEU VAGABUNDO!

    • 1º Vagabundo meu pau de óculos seu playboy bunda mole de uma figa.
      Se tu não viu o blog está sim fazendo uma campanha para redução da carga tributária no Brasil, que é uma das maiores do mundo, na barra lateral do blog tem o link para http://www.dietadoimpostao.com.br/
      Eu pago todos os impostos em dia, aliás como Empresário. Só que eu não sou um alienado filho de papai que sempre recebeu tudo de mão beijada como você. Por menor que seja, eu estou tentando fazer a minha parte para um Brasil e Mundo melhor.
      Se você tivesse o cérebro com o desenvolvimento de uma criança de 7ª série, você saberia que este protesto não busca atingir o pequeno comerciante, mas sim as mega-coorporações. Aliás são sempre os pequenos que acabam sendo prejudicados. Onde estão as padarias de bairro? Ou os açougues? Em minha cidade eles estão desaparecendo pq tudo se concentra em grandes Super-mercados, que com grande poder de atacado conseguem colocar preços impraticáveis para os pequenos comerciantes. Isso só para dar 1 exemplo.
      Então não venha me falar de trabalhar. Não gostou das palavras? Contesta com argumentos. Agora acusações infundadas só provam que você é um alienado sem nada na cabeça e que não merece nem mesmo o meu respeito.

      • adr

        se as padarias e açougues estão sumindo, postos te trabalho estao sendo criados, vc ao atingir o Extra, ou Pão de açucar vai estar atingindo, caixas, repositores, estoquistas…socou? as grandes corporaçoes repassam seus prejuizos para o povo atrves de aumentos no preço (o que prejudica o povo mais pobre) ou atraves do corte de pessoal, de todo modo esse tipo de protesto seu, ou que vc abraça melhor dizendo é INÚTIL

      • Mais inútil ainda é ficar calado e não levantar a discussão.
        Justamente, conta dessa bronca sempre acaba no cu de quem tem menos. Não só quando se resolve fazer um protesto assim, mas principalmente quando sobem os juros, ou quando cai a bolsa, ou quando o dolar sobe, etc… (situações que fogem do controle de qualquer pessoa comum, mas que acabam sendo penalizada igual). Por isso levanto o assunto na busca de país mais justo, que não esteja com o poder tão concentrado na mão de uma minoria inescrupulosa.

  26. Não comprei nada ontem, mas juro que foi sem querer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s