Julian Assange, fundador do WikiLeaks, preso por assédio.

Após divulgar uma série de documentos comprometedores (no site WikiLeaks) para o governo Americano, o australiano Julian Assange está sendo devidamente perseguido. É bastante claro que ele atingiu pessoas de alto escalão com seu site, mas como, com base na liberdade de imprensa, ele não poderia ser detido por isso, tiveram que inventar um outro motivo. Então qual foi a sua acusação? Assédio sexual. Na verdade ele está sendo acusado de manter relação sexual com elas, de forma consentida, não foram forçadas, mas ele não usou preservativo, este é o crime. Convenhamos, isto é motivo agora?

O fato é que Julian está sendo devidamente perseguido. Já bloquearam contas suas na Suíça e no sistema de pagamento PayPal, e já tentaram retirar o site do ar de diversas formas. Mas da mesma forma que os governos e poderosos tentam tirar forças de Assange, a nova safra de “guerrilheiros” digitais dá o troco, atacando as instituições que boicotam o jornalista. Além de uma grande manifestação popular, o #freeassange no Twitter começa a se popularizar, além de abaixo-assinados que já estão pedindo a libertação do acusado. Esta guerra ainda vai longe.

Deixo aqui duas dicas de leitura sobre o assunto:

Matéria de Antonio Luiz M. C. Costa para a Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-cerco-ao-wikileaks

Artigo “Quem tem medo do Wikileaks?” de Marcelo Träsel: http://trasel.com.br/?p=438

 

E aqui uma entrevista com Julian Assange:

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Comentário, Mobilização

2 Respostas para “Julian Assange, fundador do WikiLeaks, preso por assédio.

  1. adr

    se vc soubesse ( ou se iterasse por algo a mais) saberia que muitos de seu “amigos” vão lançar outro site, um que não de nomes e não exponha a riscos aqueles a quem esse troll jura defender, sem ter um minimo de decencia em expor nomes de pessoas que estão no “estrangeiro”, se vc acha que tudo bem….fazer o que…queria ver seu nome la, vc estando no iraque…..nem vem me falar que a guerra do iraque foi falsa, pq é obvio que a justificativa foi, mas não os motivos, se é que vc me entende

    • 1º Essa história de que os documentos estão expondo a riscos os soldados é balela, é a desculpa do governo americano para dizer que o cara está fazendo algo ruim. Me diz só uma pessoa que sofreu alguma coisa por ter seu nome lá? Quem é verdadeiramente prejudicado são os governos corruptos que financiam essas guerras, por isso ficam tão preocupado.
      2º Muito pior do que expor um nome em um site, é invadir um país e matar milhares de civis. Já viu o vídeo do helicóptero que fuzila várias pessoas nas ruas de Bagdá, incluindo 2 repórters da Reuters? Isso é normal? Isso é justificável? Aquilo é assassinato frio, aquelas pessoas não ofereciam nenhum perigo. E ainda quando aparecem crianças no cena, um Soldado totalmente alienado fala com tom irônico: “quem mandou eles trazerem crianças pra guerra, hahahaha”. Como assim trazerem crianças pra guerra? Foi a guerra que foi até eles, que invadiu a cidade deles. E isso tem alguma justificativa?
      Me desculpa, mas NADA justifica essa matança.
      “Não importam os motivos da Guerra, a Paz ainda é mais importante”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s